Quem somos
Calli
Arquitetura
São José | SC
Realizamos projetos de vida, fazendo uso da sensibilidade adquirida com anos de experiência. Projeto de arquitetura de interiores, arquitetura residencial e comercial.
Arquitetura de interiores
Projetos arquitetônicos
Gerenciamento de obras residenciais
Sobre a Calli
A arquiteta Silvana Margarin apresenta os diferenciais da Calli Arquitetura, fundada em 2005 na Grande Florianópolis. “Sensibilidade, preciosismo, criatividade, cuidado nos detalhes e rigor na execução fazem parte do DNA da Calli Arquitetura”.
Quem
Faz
O escritório é comandado pelos arquitetos Silvana Margarin e Rafael Caramori. A dupla comanda a Calli Arquitetura com profissionalismo e seriedade, pautada pela responsabilidade, ética, transparência e respeito ao cliente. Na vida pessoal, eles formam um casal que prioriza a vida em família.
Silvana e Rafael eram colegas na Faculdade de Arquitetura da Unisinos, em São Leopoldo (RS). Ela, natural de Santa Maria (RS), e ele, de Dionísio Cerqueira (SC), moravam no mesmo prédio na cidade gaúcha.
A vida aproximou o casal, assim como a paixão para o desenho. “Eu sempre gostei de desenhar e de criar. Aos dez anos, desenhei meu quarto e passei para o marceneiro executar”, relembra Silvana. Os detalhes é que a fascinavam. “Sempre gostei mais do detalhe, o que me levou aos projetos de interiores, que é a área que trabalho hoje”, destaca. Rafael também sempre teve especial talento para o desenho, para a criação, o que atraiu a atenção de um professor. “Ele disse, um dia: ‘você gosta de desenhar e é criativo; acho que a Arquitetura tem tudo a ver com você’”, revela o arquiteto. Ele seguiu a orientação do mestre, mas confessa que, quando entrou na faculdade, não tinha uma real noção de como usaria a criação na Arquitetura. “Na metade do curso eu descobri a minha vocação para a Arquitetura”, afirma.
A
Trajetória
Na Calli Arquitetura, as parcerias são valorizadas e a confiança dos clientes é a maior conquista.
Silvana formou-se em 2002 e Rafael em 2005, ano em que Silvana concluiu a pós-graduação em Arquitetura Comercial pela mesma instituição. Decidiram, então, formalizar um escritório de Arquitetura em parceria.
Florianópolis foi a cidade eleita pelo casal. Sem conhecer bem a região, eles decidiram pela capital catarinense atraídos pela fama da Ilha de Santa Catarina. “Estipulamos o prazo de dois anos para teste. Se o escritório não estivesse andando, iríamos rever os planos”, revela Rafael. Naquele começo, contaram com a ajuda dos pais e de um tio de Rafael que morava em Florianópolis.
A Calli Arquitetura iniciou as atividades em outubro de 2005. Quatro meses mais tarde, foram contratados para uma grande reforma e qualificação de uma pousada no município de Bombinhas. “Depois dessa obra, desenvolvemos mais projetos para a casa da proprietária dessa pousada. Essa experiência foi marcante. Ela é nossa cliente até hoje”, conta Silvana.
Em 2007, Silvana e Rafael tomaram uma decisão que foi determinante para a ascensão da Calli Arquitetura: participar da mostra Casa & Cia, realizada no edifício La Perle, na avenida Beira-mar Norte, área nobre de Florianópolis. “Assumimos dois ‘minúsculos’ lavabos da área comum da mostra, mas acabamos aparecendo”, recorda Silvana. A participação rendeu aos arquitetos a contratação para desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores de um apartamento no mesmo empreendimento. “Ele foi um divisor de águas”, comemora a arquiteta. O escritório participou de outras mostras de decoração, em 2008 (Casa & Cia), 2010 (CASACOR) e 2014 (CASACOR), e receberam destaque em premiações de projetos locais.
A partir daquele primeiro grande projeto de arquitetura de interiores, em 2007, Silvana e Rafael foram indicados a outros clientes, consolidando a atuação da Calli Arquitetura no mercado da alta decoração da Grande Florianópolis. Em 2009, o escritório foi contratado pela Cimes Construtora, que acabara de ser fundada. O objetivo era o desenvolvimento dos empreendimentos planejados em coautoria com a equipe – do projeto arquitetônico, especificação de materiais, fachadas, paisagismo, áreas comuns ao apartamento decorado. A parceria se mantém até hoje. “A Cimes faz parte da nossa história e nós fazemos parte da história da construtora”, orgulha-se Silvana.