Neutralidade como cenário para uma vida intensa

Um cenário visualmente neutro para evidenciar a vivacidade de quem habita este lugar: um jovem casal com dois filhos pequenos que ama viajar e receber bem. A área social do apartamento foi planejada de forma integrada para priorizar a amplitude a fim de bem acomodar os diversos convidados que o casal costuma receber para jantares e encontros descontraídos. Cada elemento, material, revestimento e objeto decorativo que compõem o espaço foi escolhido com o propósito de atender expectativas e surpreender.

E foi exatamente o que aconteceu. A Calli Arquitetura assumiu o projeto de arquitetura de interiores dois anos antes da entrega do imóvel pela construtora – um apartamento de 132 metros quadrados em um empreendimento no bairro Campinas, em São José, na Grande Florianópolis. Assim, de forma planejada e bem estudada, a equipe de arquitetos pode determinar as alterações estruturais necessárias para atender aos interesses dos clientes ainda em planta e adiantar as definições. “Assim, quando a construtora entregou o apartamento, já estávamos com tudo pronto: projeto de interiores e de mobiliário. A partir da entrega, iniciamos de imediato as montagens”, conta a arquiteta Silvana Margarin, titular da Calli Arquitetura em parceria com o arquiteto Rafael Caramori.

Além do desenvolvimento do projeto, o escritório assumiu o gerenciamento, ou seja, cuidou de toda a execução da obra e da instalação de cada móvel, de cada objeto decorativo. E realizou o tão esperado “Dia D” da entrega – preparando um momento especial receptivo para os clientes visitarem o apartamento pela primeira vez com tudo pronto e 100% decorado. O impacto é marcante. “É sempre emocionante proporcionar esse momento aos clientes, livrando-os do estresse inerente de uma obra, e fazer parte do início da nova fase de vida da família, com tranquilidade e encantamento”, diz Silvana.

 

A favor da integração

Com 55 metros quadrados, o living apresenta a amplitude desejada a partir da integração da área da cozinha e a da sacada. A intenção era oferecer o máximo de conforto aos convidados em torno da preparação dos pratos pelo proprietário, apaixonado por gastronomia. A cliente envolve-se com a recepção, dedicada à preparação da mesa.

Os arquitetos projetaram uma bancada gourmet, com apoio de banquetas em madeira jequitibá ebanizada e encosto em palha natural na cor preta. Em harmonia, especificaram mesa de jantar com tampo em carvalho ebanizado e pés em aço carbono, com cadeiras em madeira enegrecida e revestimento em tecido. Em atenção aos hábitos do “chef”, a cozinha recebeu eletros premium, de alta tecnologia, e os clientes receberam assessoria técnica sobre a operação dos equipamentos. 

O cinza predominante atende a um pedido do casal. Os arquitetos planejaram as composições mesclando diferentes tons em revestimentos e acabamentos. Em contraste, pontuaram cores mais fortes em móveis soltos e itens decorativos. As formas geométricas destacadas em painéis e até na composição da marcenaria – executada pela Beto Móveis –  evidenciam o perfil jovial do casal de proprietários.

 

No espaço do estar, as escolhas foram pelo sofá Xingu, assinado pelo designer Fernando Zanardi, o pufe Luck e mesinhas laterais Cliper, com lâmina de madeira nogueira. A poltrona ocre, criação do designer Maurício Bomfim, destaca-se no conjunto. Destaque a lareira, a álcool, projetada especificamente para o local, executada em mármore Nero Marquina. 

Na sacada, a atmosfera é de acolhimento, com revestimento de piso amadeirado em harmonia com o criativo painel de TV ripado que se tornou um ponto de destaque no local. Os arquitetos projetaram mesa com tampo em madeira integrada a uma bancada, permitindo acomodação para até oito pessoas. As cadeiras em corda trançada assinadas por Ibanez Razzera garantem conforto para estadas prolongadas. Versátil, o Corian permite variadas composições e liberdade de criação, como o charmoso nicho esculpido na bancada para acomodar a mini horta, com diversas ervas e temperos naturais. 

 

Personalização ao máximo

Na área íntima, as suítes foram planejadas com o máximo de personalização para cada usuário, de acordo com os hábitos e preferências de cada um. Para o quarto do filho do casal, um adolescente de 14 anos, os arquitetos definiram uma paleta de cores em tons de cinza a grafite, marcando a fase de transição para a vida adulta. Como ele costuma reunir os amigos para longas rodadas de games, foi projetada uma cama baixa para servir de acomodação da turma. A solução também contribuiu para proporcionar sensação de amplitude no espaço.

 


Já para o quarto da menina, de 7 anos de idade, a temática foi um “mundo cor de rosa”, especificando tons de rosa claro para marcenaria, roupa de cama, cabeceira e papel de parede. Porém, apostaram em uma proposta mais contemporânea. O toque de brilho e requinte ficou por conta dos puxadores de cristal Swarovski ao mobiliário. 

 

Para a suíte do casal, conforto e praticidade eram as prioridades. O formato retangular da suíte possibilitou o zoneamento do espaço em área de dormir – com cama e painel de TV – e área de vestir – com dois  roupeiros e um móvel de apoio para acessórios que setoriza o espaço dele e o espaço dela. 

 

 

Fornecedores: Espaço Gourmet, Beto Móveis, Masotti Floripa, Paula Papéis, Roka Ideias e Objetos, Sofistique Decorações, Unlimited, Luzze Iluminação e Carine Sartore. 

 

Fotos: Rafael Ribeiro | Calli Arquitetura 

 

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Relacionados