Projeto imprime personalidade ao espaço de morar

Versatilidade. A característica que define o espaço de morar dos novos tempos é elevada à potência neste apartamento da Grande Florianópolis. Ele foi planejado pela Calli Arquitetura para expressar a multiplicidade de usos dos ambientes e, especialmente, as diferentes vertentes de seus moradores, atendendo a satisfação do anfitrião de cozinhar em encontros entre amigos, o prazer da anfitriã de preparar a mesa e a ambientação de cada recepção, o aconchego do casal em uma sessão de cinema com os filhos e os momentos de introspecção diante da privilegiada visão do mar.

Com 158 metros quadrados, ampla área social, varanda e três suítes, este apartamento contemplou as necessidades de morar da família. Já a ambientação, materializou o que eles desejam para um lugar para se viver.

Adquirido em planta, este apartamento foi milimetricamente planejado pelos arquitetos Silvana Margarin e Rafael Caramori para atender ao casal, com dois filhos pequenos, de 7 e 5 anos, e um cachorrinho de estimação. Receber, ter conforto e ter espaço. Essas eram as expectativas deles para a nova residência da família, além de soluções personalizadas e elementos carregados de significado.

O projeto de arquitetura de interiores foi iniciado ainda durante a construção do empreendimento, o que permitiu a adequação da planta para resolver uma importante necessidade do casal: a criação de uma despensa. O espaço inicialmente previsto para o banheiro de serviço foi eliminado para assumir essa nova função – indispensável para uma dupla que tem a culinária como hobby. Ela costuma preparar bolos para a família. Ele dedica-se aos assados e a pratos elaborados nos frequentes encontros gastronômicos que costumam promover entre amigos.

É por isso que a cozinha recebeu atenção especial. Além da funcionalidade e da praticidade, era necessário especificar eletros de última geração e de alta qualidade, todos fornecidos pela Espaço Gourmet. Na extensa relação de equipamentos, os moradores solicitaram a instalação um exaustor de excelente desempenho e dois fornos, além do micro-ondas: um específico para os bolos e outro para os assados. O objetivo foi atender as especificidades do preparo de cada alimento.

 

Confortável elegância

Como a sensação de amplitude era desejada, a cozinha foi totalmente integrada à área social, assumindo protagonismo nos jantares com amigos. A península recebeu bancada mais larga, para permitir a acomodação de convidados no entorno do chef. O material escolhido para as bancadas foi o Dekton, da Cosentino, fornecida pela Capital Superfícies, em função da qualidade, do efeito estético e da praticidade.

Pelo mesmo motivo, elegeram Corian, na cor branca, para o tampo da imponente mesa de jantar, que acomoda até oito pessoas Desenhada por Rafael Caramori, a mesa recebeu estrutura metálica e acabamento com a mesma laminação amadeirada especificada para o mobiliário. A peça forma impactante conjunto com a luminária escolhida a dedo por Silvana e Rafael, que agrega um valor importante para a dupla de arquitetos: originalidade. A luminária foi desenvolvida por uma artista mineira que utiliza materiais reciclados como matéria-prima de suas obras. Nessa peça, ela combinou resíduos de vergalhões de obras com garrafas de vidro recicladas e cristais Swarovski.

 

A área social foi revestida por espelhos – que potencializam a amplitude – e por ripados de madeira natural, de Tauari, tanto no forro como nas paredes, que proporcionam a sensação de aconchego desejada e carregam o espaço de personalidade. A solução gerou painéis que facilitaram a distribuição dos pontos elétricos dos variados circuitos de iluminação e de automação planejados e ocultam armários projetados para acomodar a louçaria. O conforto é visual e físico, a partir da escolha de tons de cinza ao branco e de porcelanato com acabamento silk para o revestimento do piso.

Os sobretons da paleta cromática alinham os acabamentos, os materiais, representando escolhas pautadas na elegância, no refinamento e, especialmente, no conforto. A sala de estar, que recebeu sofá e poltronas da marca Feeling, vendidas pela Masotti Floripa, mesas de centro e lateral e banquetas da Studio Ambientes, está integrada à sacada – refúgio preferido da família.

 

Na sacada costumam fazer as refeições do dia a dia e, também, saborear petiscos no final da tarde, contemplando o visual do mar. Equipado com churrasqueira, o local também é utilizado para receber amigos, com mesa de jantar desenhada por Rafael e executada por um artesão de São Bento do Sul. Na ambientação, cadeira Carpe Diem, de Alain Blatchè, da Saccaro, e sofá da Modalle, fornecido pela Massoti Florianópolis.

Acervo dos moradores e lembranças de viagens estão entre os objetos decorativos, em uma ambientação singular, complementadas por obras de arte selecionadas, como a “Esperando” do premiado artista paulista Nazareno Rodrigues, curador e consultor em artes plásticas, e obras carregadas de significado de Rubens Ianelli e de Luiz Martins. Obras selecionadas na Galeria Helena Neckel.

O lavabo é o ponto fora da curva. Os arquitetos decidiram ousar no tom com a escolha de um acabamento recém-lançado pela Cosentino, o Silestone Arcilla Red, substituindo a ideia original de monocromia em tons de cinza. O material forma a bancada e as prateleiras laterais. Em complemento, papel de parede, revestimento adotado também em outros ambientes – todos fornecidos pela Paula Papéis.

A expressão da leveza 

Na área íntima, os moradores desejam ambientes que proporcionem a sensação de  leveza e de paz. Na suíte do casal, a prioridade era essa. Daí a escolha por tons neutros e texturas que expressam conforto, com roupas de cama de acabamento artesanal assinadas por Carina Sartore, cortinas da Sofistique e cabeceira de cama da Nelso Estofados.

 

Como os filhos têm idades próximas, o casal optou por deixá-los juntos em uma das suítes. A suíte dos filhos foi planejada em tons de verde e azul acizentado, com mobiliário fixo atemporal para acompanhar o crescimento, bastando apenas substituir a decoração.

A terceira suíte, então, foi transformada em um espaço de brincar, com tatame coringa que serve de base para as brincadeiras e, também, pode acomodar amigos em “noites do pijama”. Uma extensa bancada foi projetada para que possam desenhar e jogar. A temática atual é o jogo Minecraft, que mereceu painel exclusivo na parede principal, produzido no local pela artista blumenauense Gabriela Trindade. Um grande armário acomoda os diversos jogos e brinquedos, deixando o espaço organizado. Nas laterais do móvel, mini nichos exibem a coleção de carrinhos Hot Wheels da dupla.

 

 

Fotos: Rafael Ribeiro | Divulgação Calli Arquitetura

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Relacionados